Água líquida em Marte


Uma das melhores noticias de 2011 foi o anúncio, por parte da NASA, de que haveria água líquida e a fluir no solo marciano. As provas foram recolhidas pela sonda “Mars Reconnaissance Orbiter” e provam a existência de alterações sazonais na superfície de uma cratera marciana. Analisadas ao detalhe, estas alterações foram identificadas como ranhuras em encostas por onde – em alguns períodos do ano – escorre água líquida. (NASA, segundo Clavis Prophetarum, 2011)
Memórias de uma época - XI

20111010

Paisagens marcianas

Não é de hoje que o vizinho Marte chama a atenção dos terrestres, cercando suas memórias com muitas estórias, mistérios e enigmas. 

Parece uma paisagem marciana, à beira do lago, mas não é. É terrestre, do Ártico!
Quando se observa o cintilante planeta em suas oposições no céu noturno, surge uma curiosidade e uma necessidade de saber mais sobre o que aconteceu por lá, que deixou tantas marcas e sinais. A história da exploração de Marte por meio de naves espaciais, começou em 10 de outubro de 1960, com a sonda soviética Mars 1960A (Korabl 4), a primeira a chegar ao planeta vermelho. Desde então e até agora. ocorreram 38 missões, das quais apenas 11 teriam alcançado êxito, enquanto as demais 27 fracassaram.

Detalhe de uma encosta com traços de alterações artificiais (?)
O que a gente sabe sobre essas explorações (?), o que foi visto (?), coletado (?), examinado (?). Tem água lá? A temperatura pertmite a sobrevivência de seres humanos? As respostas são desconhecidas do público.

O que foi divulgado é muito pouco, mas as imagens permitem perceber como é a aparência do solo e das paisagens marcianas. O professor Sergio Toscano, do Observatorio Astronómico “Padre Adolfo Kolping" (Posadas, Misiones R., Argentina) fez vários vídeos com imagens da superfície de Marte, dentre os quais se destacam estes dois.



O primeiro, traz fotos acumuladas de 1960 a 2001 e ressalta os mistérios mais conhecidos como as pirâmides, a face e os canais, entre outros, que diferem das características comuns do erodido solo marciano.


O segundo vídeo, reproduz imagens da câmera Themis, de alta precisão em longo alcance (100 metros por pixel), instalada na nave Orbital Mars Odyssey, que gira naquela orbita desde 2001, propiciando uma breve viagem pelo planeta vermelho, conhecendo aspectos pouco divulgados.

______________________________

►O Ano Marciano (de 23 meses) começou em outubro de 2010 e terminará em agosto de 2012.

►A agência espacial americana Nasa lançou na internet um jogo que permite ao usuário se divertir e ao mesmo tempo ajudar a consolidar o conhecimento sobre Marte.

Veja mais...

20110121

Inundações, deslizamentos e destruição

Os deslizamentos formidáveis ocorridos em regiões serranas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais produziram o maior desastre natural da história do Brasil


Nos últimos quatro anos, o Brasil tem enfrentado chuvas torrenciais e deslizamentos de terra devastadores, mas não comparados às deste janeiro que se transformou numa tragédia não apenas (como sói acontecer) para moradores pobres de periferia urbana, mas também ricos moradores de mansões luxuosas, pegando-os de surpresa enquanto dormiam.

Algumas imagens eloquentes da tragédia nas serras fluminenses:






○ Veja mais imagens da tragédia em Folha Online/Álbum

○ Leia matéria d'A Página 6/Análise: Um sinal de alerta letal

Veja mais...

20100828

Deitado em berço esplêndido

O imenso anfiteatro ritualistico dos antigos tupi, marca da presença dos fenícios e da obra de extraterrestres, na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro


De uns tempos p’ra cá, o Gigante Adormecido (para muitos ainda desconhecido), na enseada do Rio de Janeiro, tem chamado a atenção por sua magnitude e pela possibilidade de ser a sétima maravilha construída por extraterrestres.

A Pedra da Gávea compõe o nariz desse tal gigante, que os tupi chamavam de Itapajé (ita pedra; pajé, sacerdote) e o Pão de Açucar (com suas cavernas), os seus pés (lógico que vistos do mar - Ilha Rasa (Ra-se, filha de Rá, p. ex.).

Estima-se em 21 km o seu comprimento, localizando-se na sua extensão sete bairros litorâneos: Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Urca. Além dos bairros da Zona Norte que compõem o Maciço da Tijuca; Andaraí, Engenho Novo e Cascadura.


Esse conjunto de serras e montes rochosos da baía da Guanabara – o imenso anfiteatro ritualistico dos antigos tupi – pode ter significados esotéricos, segundo a Teosofia Brasileira.

Há uma referência a esse gigante no Hino Nacional Brasileiro, na abertura da segunda parte, primeira estrofe:
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo! (Joaquim Osório Duque Estrada, 1909)

Ienotyua catú pupé reicô,
Memê, paráteapú, quá ara upé,
Ndê recendy, potyr America sui.
I Cuaracy omucendy iané! (Em tupi)
O poeta Gonçalves Dias também lhe dedicou o longo poema Gigante de Pedra, onde se lê:
I
Gigante orgulhoso, de fero semblante,
Num leito de pedra lá jaz a dormir!
Em duro granito repousa o gigante,
Que os raios somente puderam fundir.

III
E lá na montanha deitado dormido
Campeia o gigante! — nem pode acordar!
Cruzados os braços de ferro fundido,
A fronte nas nuvens, e os pés sobre o mar!...
Os arqueólogos brasileiros contemporâneos, jamais se deram o trabalho de prosseguir os estudos deixados por seus colegas do século 19 a respeito da estranheza das esculturas localizadas nesta cordilheira. Setenta arqueólogos de quase dois séculos morreram jurando que as formações bizarras não eram produto da erosão e se constituíam em trabalhos devidamente assinados pelas inscrições enigmáticas. (Mística & Ciência: Pedra da Gávea, a esfinge brasileira, por Ana Diniz, 2005)
Uma matéria atualizada sobre a cabeça do gigante, com opiniões cientítficas e especulativas, pode ser lida no site Viewzone Brasil. Contém um histórico das pesquisas realizadas nos últimos 100 (em inglês).

Acesse também o site Phoenicia para ler um texto de Christian C. Karam, Student of Archaeology, Porto Alegre, Brazil (em inglês).

Para saber mais sobre os fenícios no Brasil, é bom ler o raro livro de Ludwig Schwennhagen: Fenicios no Brasil - Antiga História do Brasil (de 1100 a.C. a 1500 d.C.) que pode ser baixado do Sendspace, em duas partes: [..1..] e [..2..].


Para ilustrar mais, vale a pena ver o filme Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa (c/ Roberto, Vanderléia e Erasmo, 1968), cujo tema central é o Gigante Adormecido. Baixe pelo Megaupload

Veja mais...

20100513

Mudanças em Júpiter

Intensas correntes elétricas em Júpiter, geradas na sua camada de hidrogênio metálico, mudam a fisionomia do maior planeta do sistema

Júpiter, em 2010

Mudanças na atmosfera gasosa de Júpiter, o maior planeta do sistema solar e o quarto objeto mais brilhante no céu (depois do Sol, da Lua e de Vênus), surpreendeu cientistas e astrônomos amadores, ao se apresentar sem um dos cintos (faixas ou bandas) marrons que o circundam. Mas esta não é a primeira vez que ocorre o desaparecimento, também notado em 1973 e início dos anos 1990, o que gerou várias imagens diferentes.

Júpiter,em 2009

O astrônomo Glenn Orton, do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena (Califórnia, EU), informou que essas faixas aparecem escuras simplesmente porque nuvens mais claras e altas não costumam ficar ali, ao contrário de outras regiões do planeta, e, portanto, são visíveis as nuvens escuras e mais baixas: "Você está olhando para diferentes camadas das estruturas de nuvens do planeta", afirma.

Segundo o cientista, o cinto escuro desaparece quando nuvens esbranquiçadas se formam naquela região e bloqueiam as mais escuras. Contudo, os cientistas ainda não entendem o que causa essa formação de nuvens no sul de Júpiter. Ela ocorre em um período generalizado e misterioso de mudanças no planeta, quando as cores de outras listras e pontos do planeta também mudam. "Tinha um monte de coisa acontecendo", quando ele orbitava mais próximo do Sol, disse o cientista.

Júpiter possui uma fonte interna de calor (não nuclear) e, em seu interior, a temperatura alcança os 30.000°C, fluindo continuamente para o exterior.

Em apenas nove horas e 50 minutos ele completa uma volta em torno de si mesmo e intensas correntes elétricas são geradas na camada de hidrogênio metálico. A eletricidade produz um poderoso campo magnético, 14 vezes mais intenso que o terrestre e que se estende para além de Saturno, mas é invertido em relação ao nosso. Lá, a agulha de uma bússola travaria rapidamente sem oscilações, e onde indicasse o Norte, na verdade, seria o Sul. Apesar dessa característica, Júpiter possui uma rotação diferenciada e os ventos ora vêm do leste, ora do oeste, entre outras direções alternativas, devido aos redemoinhos alimentados pelo gradiente térmico entre o equador e os pólos.

A ausência de atrito com uma superfície sólida permite que furacões como a Grande Mancha Vermelha, durem mais de três séculos. Ela é um redemoinho de alta pressão onde cabem duas Terras, elevando-se acima das nuvens ao redor. Porém, os ventos de direções contrárias que circulam acima e abaixo dificultam explicações satisfatórias para sua estabilidade.

Júpiter ficará mais perto da Terra em 24 de setembro própximo e ainda poderá ser visto sem as listras.

Conheça melhor o planeta Júpiter, na Wikipedia.

Veja mais...

20100504

Deus é grande


Campo Profundo do Hubble, imagem ultradetalhada de uma minúscula região do céu, revela pelo menos 1.500 galáxias em diferentes fases de evolução. Esta foi uma das imagens mais impressionantes obtidas com o famoso telescópio.

E nos provoca um redimensionamento da Via Láctea, do nosso Universo e do Cosmos, levando a refletir sobre a infinitude de Deus, do tempo e do espaço, e a mudar a per(con)cepção da Divindade.

Veja mais...

IMAGENS DO DIA

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO