A submersão de Tuvalu
O pequeno reino de Tuvalu, quarta menor nação do mundo (das reconhecidas pela ONU), está literalmente desaparecendo. O conjunto de nove ilhas localizado no oceano Pacífico, entre a Austrália e o Havaí, é uma das primeiras vítimas mundiais das conseqüências do aquecimento global. A elevação do nível do mar está fazendo desaparecer todo o grupo insular que possui uma área de 26 km².
A informação oficial foi dada pelo Earth Policy Institute (EPI), de Washington, que é voltado para o estudo e defesa do meio ambiente. Segundo o instituto, desde 2001 está sendo feita a evacuação de toda a população para regiões da Nova Zelândia.
Este foi assunto contundente na COP15 de Copenhague. Pelos dados do EPI, o nível do mar subiu nada menos de 30 centímetros nos últimos cem anos e, atualmente está elevando cerca de 4 mm anuais. A situação em Tuvalu vai agravando-se a cada dia com as inundações que estão tornando praticamente impossível a produção de alimentos e a obtenção de água potável.
[ABKnet News]
1 Comentário(s):
eu conheci a situação de tuvalu pelo meu livro de geografia , fiquei com muita pena , mas tambem indigniada porque após terem ganhado tando dinheiro com a venda da sigla tv , não investiram na salvação daquele povo! mesmo assim espero que tudo fique bem .
Postar um comentário