Água líquida em Marte


Uma das melhores noticias de 2011 foi o anúncio, por parte da NASA, de que haveria água líquida e a fluir no solo marciano. As provas foram recolhidas pela sonda “Mars Reconnaissance Orbiter” e provam a existência de alterações sazonais na superfície de uma cratera marciana. Analisadas ao detalhe, estas alterações foram identificadas como ranhuras em encostas por onde – em alguns períodos do ano – escorre água líquida. (NASA, segundo Clavis Prophetarum, 2011)
Memórias de uma época - XI

20100311

Flor-do-deserto


Waris Dirie (Flor do Deserto, em somali) é um nome que fica bem para esta mulher, que disse ser um insulto a celebração do Dia Internacional da Mulher porque "Todos os dias, as mulheres movem montanhas." Procurei saber de quem se trata e percebi que o nome lhe acentou bem porque, como a triste flor que nasce no deserto e tenta sobreviver à aridez e às fortes dificuldades que o deserto apresenta, ela também lutou e ainda luta contra os preconceitos e a estupidez humana; e por mais dificuldades que passe, leva sempre um sorriso, um olhar brilhante com ela.

Waris fugiu da somalia aos 13 anos de idade após ser obrigada por seu pai a se casar com um homem de 60. Ela atravessou praticamente a pé um dos desertos somalicos até chegar a capital de seu país Mogadisco, onde iniciou a luta em busca de seu sonho de ser "livre" e de tornar-se modelo, servundo a uma causa.

Dirie hoje é uma modelo nascida em 1965 que sofreu aos cinco anos de idade uma mutilação genital feminina. Por este motivo converteu-se em militante da luta pela erradicação dessa prática. Em 2007, o presidente francês Nicolas Sarkozy a inscreveu na ordem ‘Chevalier de la Legion d’Honneur’. Atualmente, é embaixadora da ONU para a eliminação da mutilação genital, que fere mais de 8.000 meninas todos os dias, no mundo inteiro, em nome de tradição obscura de muçulmanos e cristãos. 

0 Comentário(s):

Postar um comentário

IMAGENS DO DIA

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO